quarta-feira, 30 de maio de 2018

Vejam Dayvton Almeida - "O SER POETA" em matéria exclusiva na Revista Atualíssima!

por Koanna K. Pontes
Foto: arquivo pessoal do artista

Eclético é simplesmente como posso definir a personalidade em destaque neste artigo, por suas diversas escolhas intelectuais, destacando-se no cenário artístico como Autor, Ator, Diretor Teatral, Produtor Cultural e Radialista. Refiro-me ao filho de Rosa Maria da Silva e Tadeu Paixão de Almeida, nascido na capital pernambucana, bairro de Casa Amarela, onde passou boa parte da infância, sendo notado por todos que o cercavam devido seu talento natural para as artes.

Dayvton Almeida atualmente reside na cidade do Moreno, região metropolitana do Recife, é pai de Jhuan Gustavo Lira de Almeida e José Pedro Vinicius Cunha de Almeida. Além de ser membro fundador da AMLA - Academia Morenense de Letras e Artes, correspondente da Academia Luminescência Brasileira, estudante de Psicologia, Bacharel em Rádio e TV pela Universidade Maurício de Nassau, formado em Artes Cênicas na Escola de Artes João Pernambuco.

O Artista em destaque já atuou e assinou a Direção Geral de espetáculos teatrais como “A Paixão de Cristo”, “Camisinha Cor de Rosa”, “Casamento de Fudência na Cidade de Pipas”, “A Importância de Manuel Bandeira para Pernambuco”, “Já Nasceu o Rei dos Reis” e “Viva Nossa Sociedade Urbana”. Também promoveu oficinas de teatro na ONG Movimento Tortura Nunca Mais, Cidade Evangélica dos Órfãos e no Programa Escola Aberta.


Em 1º de julho de 2006, Dayvton criou em parceria com um grupo de jovens o PRESEVARTE, onde exerceu atividades como Presidente, Diretor Geral e Ator durante cinco anos. Além de lançar 10 livros bem inspiradores segundo a crítica, pelas Editoras Clube de Autores, Poesias Escolhidas, Santmel Editora e Editora Kazua, entre os quais, à Revista Atualíssima destaca obras como “Ao Amor”, “Ser Poeta”, “O Casamento de Fudência”, “Histórias de Vida”, “Ela Disse Não pra os Poemas Que Escrevem Amanhã”, “Meu Pequeno Universo”, “A Musa”, “Jogos de Sedução”, “Melhor de Mim”, “Eles são de Vênus” e “O Ser Poeta Vinte Anos de Carreira e Trinta de Vida”.

No Carnaval Morenense (2014), Dayvton foi homenageado em comemoração aos seus 20 anos dedicados as artes em geral. O inquieto artista no decorrer do mesmo ano realizou a I Feira de Literatura Independente da Cidade do Moreno, promovendo oficinas, lançamento de livros e apresentações culturais, com o intuito de certificar a produção literária em diversas formas de expressões, fortalecendo a identidade cultural da cidade.

“A literatura é um meio fantástico, inquestionável para o desenvolvimento pessoal e criativo do individuo. Onde os avanços tecnológicos e suas facilidades, proporcionam ludicidade aos admiradores das artes no cinema, músicas, vídeos poemas e expressões plásticas’, explica o Poeta.

Atualmente a cidade de Moreno possui apenas uma banca de revista, não tem livrarias, mesmo com nomes de grandes representações literárias em sua historia como João Cabral de Melo Neto, Brandina Rocha e Sevy Rocha. Mesmo assim, o município é conhecido por ser um celeiro de autores literários independentes, resistentes as adversidades e a falta de visibilidade social, mas que produzem intensamente obras maravilhosas de primeiríssima qualidade, personalidades anônimas que lutam diariamente para expor seus trabalhos na constante busca por reconhecimento, entre os quais, destaca-se Dayvton Almeida – “O Ser Poeta”.

27 comentários:

  1. meu conterrâneo e primeiro professor de Teatro

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns potência do oriente! É o despontar de novos horizontes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Prof. Sempre grato em nossa parceria.
      Estamos juntos nas lutas.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. Obrigado a toda equipe da resvista ATUALISSIMA ,ótimo trabalho é de espaços como este que nosso Cultura precisa.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao poeta Dayvton Almeida pelo talento e pela belíssima trajetória. É um grandioso ser humano e dedicado a tudo que faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complementando a mensagem acima, estarei sempre na torcida.
      Forte abraço,
      Atalys Lira Oliveira

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Profa.Atalys sempre muito grato pelo carinho carinho e incentivo.

      Excluir
    5. Profa.Atalys sempre muito grato pelo carinho carinho e incentivo.

      Excluir
  8. Parabéns Dayvton Almeida.
    Riquíssimo histórico.
    Continuem em frente.

    ResponderExcluir
  9. Muito orgulho para Cidade de Moreno, continuei com sua luta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Moreno é minha casa jamais vou me afastar deste cidade.

      Excluir
  10. Exemplo de coragem e força de vontade definem Dayvton Almeida.... Grande representante da cultura Pernambucana!!! Ainda ouviremos falar muito sobre você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos juntos rumu a história da Cultura em nosso tempo.

      Excluir
  11. Dayvton um ser humano maravilhoso. Respira arte. Um batalhador pela cultura. Dono de uma mente inquieta. Que sua luta seja alcançada e renda muitos muitos frutos. Vc pensa no coletivo e isso te faz grande. Minha eterna admiração por esse guerreiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha nobre poetisa e amiga estamos juntos nesta jornada, tenho um enorme gratidão pôr ter conhecido você e toda a nossa turma da família SER POETA, sem vocês eu nada séria!

      Excluir