sábado, 26 de maio de 2018

Joaz Silva - O Mago das Artes Plásticas

por Koanna K. Pontes
Imagem: divulgação

Segundo historiadores, as artes plásticas surgiram na pré-história, onde o homem primitivo praticava a pintura rupestre em cavernas como uma necessidade de expressão artística. Já na contemporaneidade, é possível utilizar técnicas de produção criativa na construção estética e poética de imagens, como faz Joaz Silva, que é um mago das artes plásticas e desempenha esta atividade como ninguém, destacando-se na elaboração de desenhos artísticos à mão livre e pinturas em tela. Diante disso, a Revista Atualíssima esteve no atelier do conceituado artista para um bate-papo descontraído com exclusividade para o Blogue.
O recifense Joaz Gomes da Silva (55), filho de Maria de Souza da Silva (falecida há seis anos) e Joaquim Gomes da Silva, pai do Web Designer Wagner Cesar (26) e do músico Lucas Cesar (24), nascido e criado no bairro de Casa Amarela, aos nove anos de idade já se mostrava interessado pelo desenho, ao rabiscar nas paredes da própria casa, com auxilio de um banquinho, imagens do Mickey Mouse, Zorro, Gordo e o Magro, entre outros. Ao completar 15 anos, deixou o sonho de ser um artista de lado, e passou a trabalhar em escritório de contabilidade para poder se sustentar. Mas aos 27, na década de 90, resolveu radicalizar e decidiu se dedicar totalmente às artes plásticas e  fez curso de especialização na UFPE como professor Bill Lundengeg, do Texas no "USA", no ICT com o professor Carlos Colombo do "Uruguai", no Museu Murilo Lá Greca com o professor Eutóprio Bezerra "Brasil". “Hoje estou onde sonhei, sou reconhecido por minha arte e não existe nada melhor do que ter conquistado algo que sempre almejei” fala o Artista.
Ao redespertar sua veia artística, Joaz Silva passou a ser premiado em diversas exposições, além de ter seus trabalhos reconhecidos e expostos nos quatro cantos do mundo, em países como EUA, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Espanha, Itália, Taiwan Ásia. No Brasil, as obras estão expostas em vários estados, em Pernambuco é possível apreciar suas telas e esculturas em locais públicos, como no Palácio dos Governadores, Universidade da FOPE (Faculdade de Odontologia de Pernambuco), Associação dos Delegados, entre outros locais.
Joaz Silva dedica-se há 24 anos às artes plásticas como pintor, escultor e restaurador, há 14 anos montou seu próprio atelier. Também trabalha como Arte Educador desde 1996 “Utilizo meu ateliers como laboratório para criação de trabalhos pessoais e outro como oficina para meus alunos”, explica Joaz que ministra aulas de Artes Plásticas de três dias na semana para crianças e adultos em horário comercial, com duração de seis meses, onde o curso abrange todas as fases da área artística como escultura com papel machê, madeira, materiais recicláveis, entre outras matérias-primas.“A intenção é que cada aluno tenha sua própria leitura artística, pratica e teórica, como elementos básicos em seu aprendizado.”
O Mago das Artes Plásticas também se dedica a ensinar pessoas especiais, segundo o artista, as artes plásticas são utilizadas como terapia ocupacional ao aprimorar habilidades, exercitar a criatividade, proporcionar autoconfiança e elimina ansiedade. Entre seus ex-alunos estão os artistas plásticos Vivica, Tati, Luiz Belo, entre outras personalidades. Os apaixonados por Artes Plásticas podem conhecer o excelente trabalho deste exímio Artista Plástico na mostra “Sabores Agrestinos”, a nova coleção estará exposta de 7 de junho até 16 de julho de 2018, no Centro Cultural Correios, no Recife Antigo e na Bienal de Arte Contemporânea de Florença, na Itália, onde a poesia de suas pinturas retrata a fruta e o clima de saudade da terra, brincando com o imaginário dos visitantes. “Quase se pode sentir o aroma no ar”, explica Joaz Silva. Vale a pena conferir de perto o magnífico trabalho deste artista pernambucano. https://issuu.com/amocolorir/docs/sabores_agrestinos



Serviço
Joaz Silva - O Mago das Artes Plásticas
Mostra “Sabores Agrestinos”
Centro Cultural Correios
07.06 - 18h - Abertura Oficial da Exposição
09.06 a 16.07 - Terça à Sábado - 13h às 17h
Classificação: LIVRE
ENTRADA GRATUITA
Informações: 81 - 9.8832.8825

Nenhum comentário:

Postar um comentário