terça-feira, 31 de agosto de 2021

TIO DODY fala sobre sua trajetória artística em PERFIL na Revista Atualíssima!

por Koanna K. Pontes
Foto: arquivo pessoal do artista

Mestre em fazer arte, possui linguagem artística própria e diversificada, por dedicar toda sua vida ao desenvolvimento da cultura brasileira e ao teatro pernambucano desde a infância, Jorge Coelho de Araújo mais conhecido como Tio Dody, fundou em 1994 a Cia de Artes Dody Ações, no município de Jaboatão dos Guararapes, sua cidade natal, estado de Pernambuco.

Um artista multicultural que possui em seu portfólio uma infinidade de personagens de sua autoria. “Acho que nasci sobre o signo da arte, sempre enxerguei a vida como um cenário lindo, onde ouvia minha vó Ceci sempre falando... "Esse menino vive fazendo arte." Um incentivo para começar a fazer teatro aos oito anos na escola em que eu estudava”, relembra Dody.

Arte-educador desde muito cedo aprendeu a lidar com o público, se apresentando em shows e espetáculos por toda região Nordeste. Entre suas três filhas, Pétala já demonstra tendência artísticas, e Sindy já faz parte do grupo teatral do próprio pai. “Sou um ser plural, busco criar oportunidades, sou avô, pai, filho, ator, professor, palhaço, empresário e produtor cultural. Penso que estou vivenciando apenas um belo ensaio, de um grande espetáculo que ainda irei estrear um dia”, acrescenta Tio Dody.

Se pudesse voltar no tempo, o pernambucano faria tudo novamente, mesmo sentindo falta do apoio cultural e reconhecimento por sua arte. Além se sentir-se prejudicado durante a pandemia da Covid-19, em virtude dos artistas serem os primeiros a pararem e os últimos a voltarem a trabalhar, o entrevistado não pretende parar tão cedo de fazer sua arte.

 

Nome: Jorge Coelho de Araújo

 

Pseudônimo: Tio Dody

 

Formação acadêmica: Formado em pedagogia e letras

 

Nascimento: 13.04.1975

 

Signo: Áries

 

Estado civil: Pai solo

 

Sonho de consumo: “Ter meu espaço para produzir arte e Teatro Tio Dody”

 

Cor: Azul

 

Filme: “A Cabana” - lançado no Brasil em 2017, longa metragem classificado como drama, produzido no Estado Unidos, dirigido por Stuart Hazeldine, roteirizado por John Fusco

 

Novela: “A Viagem” em sua primeira versão (Rede Tupi 1975), classificado como drama, no elenco principal Eva Wilma, Toni Ramos, Altair Lima, Ewerton de Castro, Adriano Reys, Irene Ravache, Cláudio Correia e Castro, Elaine Crstina, Carlos Alberto Roccelli, Rolando Boldrin, escrita por Ivani Ribeiro, trama ispirada nos livros “Nosso Lar” e “E A Vida Continua...”, ambos psicografados pelo médium Chico Xavier, direção de Edson Braga e Atílio Riccó, supervisão geral de Carlos Zara

 

Espetáculo teatral: "O Palhágico e a Bailarina” – um espetáculo infantil clássico moderno, criado e escrito por Tio Dody

 

Diretor: Jorge Fernando – foi ator, diretor teatral e televisivo brasileiro

 

Artista: Michael Jackson – foi um cantor, compositor e dançarino estadunidense, conhecido como “Rei do Pop”

 

Ídolo: Xuxa – eterna Rainha dos Baixinhos

 

Comida: Sushi – prato da culinária japonesa

 

Na cozinha: “Faço o básico, gororobas, onde as cobaias são minhas três filhas e neta. Tem dias que dá certo, outros não dá. Enfim, estou me aventurando nessa área”

 

Hobbies: “Adoro ir à praia, ou simplesmente não fazer nada às vezes, ficar só em meu cantinho, coisa difícil para um ariano como eu” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário