quinta-feira, 10 de maio de 2018

Espetáculo Nostradamus estreia no Recife na próxima quarta-feira

Texto: Vanessa Souza/ Assessoria de Imprensa de "Nostradamus"
Foto: Leandro Lima

Em coletiva de imprensa realizada hoje (10/05), a produção da peça apresentou o elenco e homenageou o autor, Doc Comparato
A vida do médico e profeta francês, Michel de Nostredame, chega ao palco do Teatro de Santa Isabel, em comemoração aos 40 anos de dramaturgia do autor carioca Doc Comparato. A estreia acontece no dia 16 de maio e marca o início de uma série de apresentações que devem passar por todas as capitais do Nordeste até 2019.  A Delfos Produções assina a realização da montagem, que conta com direção de Anderson Leite. A coletiva de imprensa da peça aconteceu nesta tarde, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado, com abertura feita pelo deputado estadual Waldemar Borges.
Na oportunidade, os convidados acompanharam os teasers de divulgação do espetáculo e conversaram com o elenco, composto por 13 atores. O autor Doc Comparato falou sobre a criação da peça, escrita no início da década de 1980, as apresentações realizadas anteriormente e a surpresa do retorno do texto aos palcos. “As coisas foram acontecendo. Nunca imaginaria que as comemorações dos meus 40 anos de carreira iniciariam em Pernambuco e com Nostradamus. A produtora é do estado, assim como o diretor e o elenco”, frisou o autor, que possui ainda outra peça em processo de montagem no estado: Jamais ou Calabar, com direção de Jorge Farjalla.
A peça foi construída com elementos realistas e possui dois atos ambientados na França do século XVI. Todo o processo, desde a seleção dos atores, preparação de elenco com realização de laboratórios para construção das personagens, além das marcações levou 12 meses. O personagem central do espetáculo, Nostradamus, tornou-se bastante conhecido pelo público por suas previsões sobre fatos importantes da história, que aconteceriam séculos depois. A construção do texto pelo autor traz a sua visão do profeta e também alguns elementos criados para contextualizar os costumes e tipos daquela época. “Ao escrever a peça, eu me inspirei em alguns livros franceses que traziam algumas previsões que acabei levando para o texto”, concluiu o autor.
O espetáculo possui ainda outros aspectos que remontam à história da Europa no período da Inquisição e durante a Peste Negra, que dizimou grande parte da população, principalmente na Baixa Idade Média. A linguagem, o figurino, os ritos, a relação hierárquica entre os personagens no âmbito do século XVI permitem que a peça possa ser considerada também como uma proposta educativa. Para a produção, a história de Nostradamus é uma grande oportunidade de conhecer o legado histórico do período. “Por isso, além da turnê no Nordeste, pensamos em ampliar o alcance da peça, levando o espetáculo para a região Norte em 2019. O encerramento da turnê deve acontecer com uma apresentação na França, em julho do próximo ano, berço do personagem principal”, afirmou Patrícia Manso, produtora executiva.

Serviço
"Nostradamus"
16.05 - 20h
Ingressos:
 R$ 60,00/ R$30,00 (meia)
Texto: Doc Comparato
Direção: Anderson Leite
Elenco: Alberto Oliveira, Anayra Bandeira, Cristiano Primo, Halbery Morais, Hannah Minervino, Isabela Leão, Mário Coelho, Messias Black, Patrícia Manso, Paulo César Freire, Thiago Leal, Ulisses Nascimento e Vanessa Sueidy

Um comentário: