terça-feira, 3 de julho de 2018

EDGAR DINIZ valoriza o NORDESTINÊS em suas poesias

por Koanna K. Pontes
Imagens: Alavante Audiovisual

Poemas em forma de rima, ilustrados em folhetos, pendurados em cordas para serem vendidos em feiras livres, deram origem ao “Cordel”, divulgando as tradições literárias regionais perpetuando o folclore brasileiro – paixão do poeta cordelista Edgar Diniz, nascido na Paraíba, mas pernambucano de coração, radicado no estado de Pernambuco há 20 anos. Além de escritor, licenciado em história, pós-graduado (lato sensu) em História do Nordeste, professor lotado na Gerência Regional Metropolitana Norte da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, em Literatura de Cordel desde 2006.

Amante dos versos rimados, Edgar ministra aulas de Literatura de Cordel, no projeto Educando em Cordel em escolas municipais na região metropolitana do Recife, levando a arte da poesia para crianças e adolescentes como forma pedagógica. “Acredito na formação educacional e sociocultural para o desenvolvimento artístico do cidadão”, fala o poeta, membro da UBE - União Brasileira dos Escritores, ALAP - Academia de Letras e Artes do Paulista, UNICORDEL - União Pelo Cordel de Pernambuco.

Um artista comprometido com sua arte, utilizando o rap e o cordel, projeto de sua autoria em parceria com o professor e DJ Sandro Felix, com a intenção de levar aos estudantes de ensino fundamental e médio a arte da poesia. Uma nobre iniciativa, proporcionando recitais, palestras, oficinas na capital pernambucana e no interior do estado através do “Sarau do Mutirão”, evento realizado uma vez por mês na Pousada Olindapart, reunindo artistas de todos os seguimentos, proporcionando arte e cultura para todos através da dança, exposições de arte, poesia, lançamento de livros, música, teatro.

São inúmeros os trabalhos realizados por Edgar Diniz, entre os quais, à Revista Atualíssima desta “O Invisível da Aurora”, curta-metragem lançado no primeiro semestre de 2018, da produtora Alevante Audiovisual, administrada pelo ator Márcio Araújo ao lado do filho Márcio Moura, valorizando o nordestinês na poesia com foco na cultura pernambucana, destacando no elenco e poema Edgar Diniz, fotografia - Michele Sant'ana, montagem, edição audiovisual e fotográfica - Márcio Moura, música – Bensound, produção - Alevante Audiovisual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário